A FÉ x CETICISMO
1 Por que se amotinam as nações, e os povos tramam em vão?
2 Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo:
3 Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas.
Salmos: 2.1-3
Muitos pensadores surgiram ao longo dos anos, trazendo suas teorias e pensamentos fundamentados em sua própria imaginação e dedução do contemplado. Ignorando sua limitação considerando-se presunçosamente entendidos do ser e das suas complexidades. São filósofos e pensadores, do passado nos quais se firmam os pensamentos do presente, formando uma cadeia de céticos que sem examinarem as razões e os fatos que os confrontam, baseiam-se no que consideram conveniente ao interesse pessoal ou coletivo em um combate a Fé e aos livros: históricos, poéticos, proféticos, epístolas e registros arqueológicos que são provas da atuação do Deus criador que nas coisas criadas revela seu eterno poder e sua divindade; seus atributos pessoais são revelados aqueles que, o reverenciam e o invocam com uma fé sincera.
A maioria desses filósofos não leram os Livros que compõem a Bíblia, que em seu tempo eram separados como os muitos livros existentes; os discípulos desses filósofos muito menos. Fico admirado como alguns que sentem orgulho de citarem tais pensadores por considerar ”chique” ou por realmente os admirarem; eu fico imaginando se conhecessem os livros que narram milênios de história! Não me refiro aos conteúdos meramente dogmáticos, mas a história registrada que narram os fatos e acontecimentos, lutas e martírios de homens e mulheres de fé que deram suas vidas por convicções que não eram mera religiosidade, sim, de uma Fé firmada nas experiências pessoais e testemunhadas por outros que tiveram suas próprias.
A Bíblia revela o que Deus é para o homem, o que o homem é pra Deus, o que Deus quer para o homem e o que Deus espera do homem.
Nossa existência é orientada, influenciada ou até mesmo conduzida pelo mundo espiritual. Esse mundo espiritual é dividido em dois reinos:
O reino de Deus que por Cristo Jesus no Espírito Santo atuam em favor ou em resistência ao homem: Dando graça ao humilde e resistindo o soberbo(Tg.4:6); O reino de Deus é representado nesse mundo pela Igreja de Cristo, igreja esta que não se limita a uma denominação ou instituição religiosa, mas a congregação de um povo de todas as denominações, que expressa uma verdadeira fé firmada nas Sagradas Escrituras e na experiência pessoal correspondente a revelação de Deus a cada um como Ele (Deus) quer. Essa Igreja tem a missão de propor ao homem a reconciliação com o seu criador, mediante a fé em Jesus Cristo a quem Deus enviou como propiciação pelos nossos pecados e por ele reconciliar consigo o mundo.( Colossenses 1:13 ao 23)
E o reino de satanás que tem como uma de suas estratégias o não ser crido; e a razão de ele usar essa estratégia é justamente para que o homem responsabilize a Deus, pelas coisas que ele(satanás) faz. Esse reino atua representado por tudo o que se opõe a Deus e a Cristo e sua atuação e estratégia tem uma flexibilidade e sutileza que poucos a percebem. (Mateus 12:25,26)
Ele é o oposto do reino de Deus, exemplo:
Deus propõe a fé;
Satanás impõe a incredulidade;
Deus ordena amar;
Satanás odiar;
Deus espera que nos apeguemos a ele voluntariamente;
Satanás invade, persegue e tenta.(Tiago 4:7 ; I Pedro 5:8)
A justiça de Deus e sua grandeza nos permite escolher, optar qual desses dois reinos orientará, influenciará ou até dirigirá nossas vidas?
Cada um tem a liberdade de escolher:
– Se escolher o reino de Deus ele tem suas leis e normas e consequentemente seu critério para beneficiar a cada um. A promessa da vida eterna!
Apocalipse 21
1 E vi um novo céu e uma nova terra. Porque já se foram o primeiro céu e a primeira terra, e o mar já não existe.
2 E vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que descia do céu da parte de Deus, adereçada como uma noiva ataviada para o seu noivo.
3 E ouvi uma grande voz, vinda do trono, que dizia: Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e Deus mesmo estará com eles.
4 Ele enxugará de seus olhos toda lágrima; e não haverá mais morte, nem haverá mais pranto, nem lamento, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.
5 E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas. E acrescentou: Escreve; porque estas palavras são fiéis e verdadeiras.
6 Disse-me ainda: está cumprido: Eu sou o Alfa e o èmega, o princípio e o fim. A quem tiver sede, de graça lhe darei a beber da fonte da água da vida.
7 Aquele que vencer herdará estas coisas; e eu serei seu Deus, e ele será meu filho.
-Se escolher o reino de Satanás, poderá viver sem regras e de qualquer jeito como bem parecer, fazendo o que der na cabeça. Mas, um dia sairá desse mundo e isso pode ser a qualquer momento pois não podemos adiar nossa morte; pelo contrario podemos antecipar!
8 Mas, quanto aos medrosos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos adúlteros, e aos feiticeiros, e aos idólatras, e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago ardente de fogo e enxofre, que é a segunda morte.
Seja crente ou ateu confesso, todos morreremos e nada pode ser feito contra isso, cada dia que vivemos é menos um dia rumo a morte.
O que perdemos tendo fé? Ou o que ganhamos não tendo fé?
Se morrermos com fé, há esperança;
Se morrermos sem fé não há esperança.
Apocalipse 20
1 E vi descer do céu um anjo, que tinha a chave do abismo e uma grande cadeia na sua mão.
2 Ele prendeu o dragão, a antiga serpente, que é o Diabo e Satanás, e o amarrou por mil anos.
3 Lançou-o no abismo, o qual fechou e selou sobre ele, para que não enganasse mais as nações até que os mil anos se completassem. Depois disto é necessário que ele seja solto por um pouco de tempo.
4 Então vi uns tronos; e aos que se assentaram sobre eles foi dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados por causa do testemunho de Jesus e da palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na fronte nem nas mãos; e reviveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.
5 Mas os outros mortos não reviveram, até que os mil anos se completassem. Esta é a primeira ressurreição.
6 Bem-aventurado e santo é aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de Deus e de Cristo, e reinarão com ele durante os mil anos.
7 Ora, quando se completarem os mil anos, Satanás será solto da sua prisão,
8 e sairá a enganar as nações que estão nos quatro cantos da terra, Gogue e Magogue, cujo número é como a areia do mar, a fim de ajuntá-las para a batalha.
9 E subiram sobre a largura da terra, e cercaram o arraial dos santos e a cidade querida; mas desceu fogo do céu, e os devorou;
10 e o Diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde estão a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados pelos séculos dos séculos.
11 E vi um grande trono branco e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiram a terra e o céu; e não foi achado lugar para eles.
12 E vi os mortos, grandes e pequenos, em pé diante do trono; e abriram-se uns livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida; e os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.
13 O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o hades entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
14 E a morte e o hades foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.
15 E todo aquele que não foi achado inscrito no livro da vida, foi lançado no lago de fogo.
Que o Deus todo poderoso em nome do seu filho Jesus Cristo se compadeça de nós!
Pr. José Roberto Lira