DAI OUVIDOS À VOZ DO SENHOR DEUS

23 Mas isto lhes ordenei: Dai ouvidos à minha voz, e eu serei o vosso Deus, e vós sereis o meu povo; andai em todo o caminho que eu vos mandar, para que vos vá bem.

24 Mas não ouviram, nem inclinaram os seus ouvidos; porém andaram nos seus próprios conselhos, no propósito do seu coração malvado; e andaram para trás, e não para diante.

25 Desde o dia em que vossos pais saíram da terra do Egito, até hoje, tenho-vos enviado insistentemente todos os meus servos, os profetas, dia após dia;

26 Contudo não me deram ouvidos, nem inclinaram os seus ouvidos, mas endureceram a sua cerviz. Fizeram pior do que seus pais.

Jeremias 7.23-16

Se observarmos a história do povo de Deus, Vemos em sua caminhada, que houve lutas e dificuldades mesmo quando estava ouvindo e cumprindo a palavra do Senhor, enfrentava situações difíceis; porém, não recuavam diante dos inimigos, nem andavam para trás!

Nesses versículos, o Senhor adverte ao povo que dê ouvidos a sua voz; pois andava segundo sua própria imaginação e seu coração. Nesse contexto vemos o porquê andava para trás e não para diante.

Bom frisar que andar pelos próprios conselhos não se aplicava em seguir simplesmente seu pensamento individual, mas também, os conselhos de sacerdotes cuja finalidade havia se perdido. Esses sacerdotes eram advertidos pelos profetas para que conduzissem o povo na lei do Senhor, (Oséias 4:4) assim, tanto o povo quanto os sacerdotes eram repreendidos.

Ouvimos a voz de Deus, quando o homem de Deus fala por Deus segundo sua palavra; infelizmente, há muitos ”sacerdotes” cheios de si, falando em nome de Deus quando na verdade Deus não falou.

Examinar o que se diz, se corresponde ao que o Senhor em sua palavra diz, é responsabilidade de cada um.

Ouvindo a voz de Deus, ainda que enfrentemos situações adversas andaremos para frente; ou porque não dizer: andaremos para cima?

Deus abençoe e boa caminhada!