“Sabedoria, a insulina da alma”

A insulina é um hormônio extremamente importante para o bom funcionamento do organismo. Sua função é regular o metabolismo processando a glicose facilitando e agilizando sua entrada nas células onde será transformada em energia vital e também regulando os níveis de açúcar na corrente sanguínea. Sem a insulina, os níveis de açúcar se elevariam causando hiperglicemia ou diabetes, levando o organismo ao colapso. O diabetes causa falência de órgãos, cegueira, tira a imunidade levando o adoecimento e a morte. O açúcar que é necessário para produção de energia, sem a insulina para o processar em glicose, pode ser mortal. Em outras palavras a glicose que nos faz viver, é o que pode nos matar se o pâncreas não produzir a insulina necessária.

Todas as pessoas nascem com uma capacidade que considero inata, conhecida por inteligência. Umas mais aguçadas outras menos, a depender do ambiente em que a pessoa está inserida, pois a inteligência se amplia por estímulos. E é a inteligência que nos faz adquirir conhecimento, pelo acesso as informações sobre tudo que se descobriu e desenvolveu ao longo da história da humanidade. É o conhecimento adquirido, seja ele produto de uma academia ou do senso comum, que facilita a vida e as relações humanas, quando equilibrado pela sabedoria, que é um dom divino, ou forjada pelas experiências de consequências punitivas ou reforçadoras.

O conhecimento sem a sabedoria para administrar(ainda que todo conhecimento seja um saber), torna as pessoas arrogantes e soberbas. Não é sem razão que vemos pessoas tornando-se desagradáveis, antipáticas, insuportáveis, enfatuadas por um conhecimento meramente humano. Tal conhecimento leva a tais pessoas ao colapso espiritual, profissional e social, ao desprezo e a rejeição, indo assim ao isolamento, por não tolerar os que não tem o mesmo conhecimento. Assim como o açúcar sem insulina destrói o corpo, o excesso de conhecimento sem sabedoria, destrói o espírito!

Busque sabedoria e adquira conhecimento, desenvolva seu potencial conservando sua fé!

Tiago 3

13 Existe entre vocês alguém que seja sábio e inteligente? Pois então que prove isso pelo seu bom comportamento e pelas suas ações, praticadas com humildade e sabedoria.

14 Mas, se no coração de vocês existe inveja, amargura e egoísmo, então não mintam contra a verdade, gabando-se de serem sábios.

15 Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica.

16 Pois, onde há inveja e egoísmo, há também confusão e todo tipo de coisas más.

17 A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento.

18 Pois a bondade é a colheita produzida pelas sementes que foram plantadas pelos que trabalham em favor da paz.

 

Print Friendly, PDF & Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *